Seguidores

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

AMIGOS DE VERDADE...


Há momentos que a gente sente a necessidade de se comunicar com os nossos verdadeiros amigos. Você já percebeu que o amigo de verdade é mais precioso do que qualquer parente. Acredite, pois apenas o fato de ter tido a liberdade para escolher essa amizade, já é um ponto favorável na escala que indica o nível de estima.
A gente sabe, e logo percebe, o fato do sentimento fraterno de amizade atingir tanto homem como mulher com a mesma intensidade. Qualquer um pode gostar muito do semelhante, sem ter nenhuma segunda intenção. Gostar de uma pessoa como amigo é lindo, não precisa haver outros motivos.
Algumas amizades são para sempre.
Não há nada que se compare ao aconchego de uma amizade do tipo caloroso e duradouro.
Uma amizade baseada em pensamentos carinhosos , em generosidade e franqueza, momentos partilhados, palavras de apoio e louvor. E muitos ignoram...
 
Segue texto de Vinícius de Moraes que expressa tudo que precisamos saber e enterder sobre a amizade, ao invés de julgar a amizade dos outros, dizendo malícias, maldades e maledicências...


PROCURA-SE UM AMIGO

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer. 

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos. Que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim. 

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive. 

Vinícius de Moraes

2 comentários:

flavia disse...

kkk candidata a amiga,vc aceita?
no meu curriculo a principal enfase é ser sicera,carinhosa e amigonaaaaaa.vc por favor pode me arrumar uma vaga kkk
adorei a postagemmm linddaaaa amiga assim como vc

Dalila disse...

Ahhhhh, amiga, candidata fortíssima vc, a primeira da lista... mas assim com tantos elogios a minha pessoa eu fico até vermelhinha... Mas, falando nisso, é necessário que sejemos sempre sinceros, em casa, trabalho, rua, amigos de verdade, assim como vc, que mesmo distante, é como se morássemos na mesma casa...