Seguidores

domingo, 14 de agosto de 2011

Ser amigo é ser leal

Vamos analisar um pouco a importância de um amigo verdadeiro. Basta pensar um pouco… Quando estamos tristes, normalmente um dos conselhos que recebemos é: “Chame seus amigos para sair, para se distrair, para conversar”. Parece que é bom mesmo ter amigos, não é?

Parece que a palavra lealdade foi criada para definir a dimensão de uma amizade verdadeira. Ser amigo é ser leal. Se você não é leal a alguém, você não é amigo desta pessoa e ela com certeza não vai querer ser seu amigo. Lealdade é estar sempre pronto e disposto a ajudar um grande amigo, sem trocas, sem aborrecimento, com toda a boa vontade do mundo, para muitas vezes trazer de volta um sorriso que há tempos não vem. Um sorriso sincero dentro de uma amizade é um alimento que torna a amizade mais leve e mais saudável.

A palavra amigo às vezes é usada de maneira inadequada. Para ser amigo, não basta trabalhar junto, ser vizinho, ser irmão do cônjuge, ser amigo do irmão. Para definir uma amizade verdadeira é necessário tempo, porque amizade não é interesse e interesse não dura para sempre. Pode ser que uma dessas pessoas seja um grande amigo, mas precisamos saber o que é realmente ser um amigo.

Todos nós passamos por momentos angustiantes durante nossa caminhada nesta terra, aquele sentimento ruim que nos deixa tristes e deprimidos, que às vezes vai embora, mas acaba voltando. Nestes momentos, ter alguém para se abrir pode não ser a solução dos problemas, mas acaba sendo confortante. Quando estamos angustiados, começamos a pensar coisas negativas, não encontramos qualquer força para reagir, não nos concentramos, não conseguimos nos recuperar facilmente. Mas basta encontrarmos alguém por quem temos apreço, confiança e respeito, e nos abrirmos, que já sentimos um alívio na alma, parece que a cabeça volta para o lugar. Já é bom se abrir, mesmo que a pessoa não te traga nenhuma resposta, imagine quando ela te traz uma mensagem de carinho que te conforta. Cada pessoa vê o mundo de uma maneira diferente, enquanto vemos somente o lado negativo de uma situação, um amigo buscará, mesmo que distante, o lado positivo que trará um novo rumo para a caminhada, demonstrará que está ali para lutar junto e garantir a felicidade do outro, da maneira como pode. Compartilhar sentimentos não é apenas uma necessidade de se sentir melhor, mas também um grande sinal de que há confiança naquela relação, e isto só vem fortalecer os laços de amizade.

Ter um amigo é ter com quem contar nos momentos mais difíceis, ter com quem compartilhar todos os detalhes de uma grande conquista, sem vergonha, sem receio, sem dúvida. O verdadeiro amigo sempre tem ouvidos, se preocupa, chora junto, sente saudade. No mundo em que vivemos, ter amigos é fundamental. As pessoas estão se apegando demais a coisas pequenas, e se elas ainda continuam sendo seus amigos mesmo assim, pode contar com elas sempre, pois elas são verdadeiros amigos.

Amigos não são aqueles que só lembram de você pra ter uma companhia numa festa e não ficarem sozinhos, não saem com a sua ex-mulher, não são aqueles que usam você para conseguir algo e depois te abandonam, como falei anteriormente, amizade não é interesse.

Numa amizade verdadeira e sincera, um amigo fica feliz com a felicidade do outro. Se sente bem com a companhia do outro. Quer ficar mais tempo com o outro, depois de muito tempo sem se verem. Quer cuidar do outro. Quer contar e saber as últimas novidades, sente esta necessidade. Se você sente isso por alguém, pode ter certeza que esse alguém tem um grande amigo.

Nenhum comentário: