Seguidores

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Lidando com o sentimento de culpa


Culpa. É uma palavra que nos leva a mais profunda , mais terrível dos sentimentos de perda, horror, raiva e desespero.
Por que eu fiz o que fiz ?
Por que eu não pude fazer mais ?
Será que eu o/a coloquei para dormir cedo demais ?
Será que esperei tempo demais ?
Se eu tivesse apenas fechado o portão.
Se eu apenas tivesse percebido antes.
Se eu apenas estivesse esperado um pouco mais.
Se eu apenas tivesses procurado o veterinário antes.
Se eu apenas soubesse mais naquele momento.
Se eu apenas tivesse escutado meus sentimentos.
Seu eu apenas tivesse ido a um veterinário melhor.
E nós nos debatemos com todas estas perguntas de "Se" e " Somente". Por que nós fizemos isto ? Porque nós amamos nossos animais de estimação. Porque nós desejamos que pudéssemos ter feito mais, nós desejamos que não tivéssemos feito o que fizemos.
Mas nós não podemos trazê-los de volta. Nós não podemos mudar o que fizemos e o que não fizemos.
O que nós podemos fazer é parar de nos machucar pela culpa. Cada um de nós, da nossa maneira, fez o que achamos que era correto no momento, usando o que nós sabíamos e sentíamos. Cada um de nós tentou fazer o melhor que podíamos e nós fizemos com a intenção de amor.
Nós somos seres humanos, com limitações e falhas. Nós não sabemos tudo . Nós cometemos erros. Mas nós os fazemos com as melhores das intenções.
Machucar a nós mesmos com a terrível dor adicional de culpa, é fazer descaso do amor que sentimos pelos nossos animais de estimação. Com muito, mais muito poucas exceções, nós fizemos o melhor que sabíamos fazer naquele momento. Mesmo se nós sentimos que não fizemos o que deveríamos ter feito, ou feito o que não deveria, nós aprendemos e agora todos se beneficiarão deste conhecimento.
Nossos amados animais se foram, e sem dor. Nós ainda nos torturamos com a dor da culpa e dúvida. é humano fazer isto , estamos sendo justos conosco ?
Nós amamos profundamente e o que diz que nós temos a profunda capacidade para amar, que muitos não tem. Nós somos basicamente pessoas boas. Não devíamos reconhecer esta bondade, ao invés de ficarmos nos dando dor, pelo que deveríamos ou não deveríamos ter feito ?
Nós pegamos uma criatura adorável, demos a ele (ou a ela) tudo o que podíamos. Demos carinho, passeamos, alimentamos, trocamos as caixas de necessidades, brincamos, não dormimos nas noites de dificuldades. Nós cuidamos e fizemos tudo o que sabíamos fazer naquele momento. Nós olhamos dentro de seus olhos e sabíamos que eles nos entendiam, que nos amávamos.
Se nós não soubemos o suficiente ou cometemos um erro inocente, acreditamos que eles não nos entenderam, que nos amaram e nos perdoaram apesar disto ??? Eu acredito que sim.
Nós precisamos nos perdoar. Se nos podemos aumentar nosso conhecimento para ajudar os outros e usarmos nossa dor para fazer coisas melhores para nossos animais, para os outros que estão sozinhos e para aqueles que estão lá fora, sozinhos e perdidos.
Nós podemos fazer a diferença. Mas somente se pararmos de nos odiarmos, e culparmos a nós mesmos por sermos seres humanos.
Deixe a culpa ir embora. Saiba que seus bebes peludos não culpam você; eles entendem, porque eles conhecem seu coração. Perdoe-se e permita que todo o amor existe dentro de você, esteja lá para outro. Há tantos que precisam do seu amor.
Aprenda e depois ensine. Continue aprendendo, e não pare. Cada pedrinha de conhecimento e cuidado que você envia irá repercutir ao redor do mundo continuar crescendo. E talvez um dia, todos os animais serão amados e bem cuidados, e haverá uma era de ouro para os animais e para aqueles que como nós ,os amamos.

Nenhum comentário: