Seguidores

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

APRENDA A DIZER NÃO!

Para que se desamarre aprenda a dizer não.
Como fomos treinados a ouvir e dizer não como uma ordem de autoridade, de cima para baixo, ficamos constrangidos e sem saber como agir quando queremos dizer não num determinado momento por escolha, opção.   E quando isso acontece nos deixa frustrados por fazer algo que nos obrigamos pelo hábito,   simples assim.
Enquanto o outro que ouviu o sim por falta de opção, ou aprendeu com a gente e manipula a resposta a seu favor ou também se frustra por saber que o sim foi dito apenas como falta de opção.
Para isso precisamos treinar até que vire hábito dizer sim ou não com naturalidade.   Quando falamos sim ou não deve ser por vontade, por escolha, opção.
Há que se treinar porque nossa inteligência, nosso cérebro, nos obriga a dar voltas e fazer rodeios para justificar para nós mesmos o sim que naquele momento deveria ser não.
Aprenda a dizer não sem precisar chegar no limite da explosão e da ofensa.  Como você não quer magoar ou ferir o outro você procura uma desculpa para justificar sua falha por incapacidade de simplesmente dizer não quero agora e a justificativa, na maioria das vezes, faz você ficar bambo e sem credibilidade. E além disso muitas vezes por não querer ser desagradável com o outro dizendo não você acaba sendo dizendo sim.
Quem consegue perceber logo pensa  “ disse que vem mas não vem”,  “disse que vai fazer tal coisa mas não vai”   porque essa pessoa é sempre assim.   Sempre arranja uma desculpa para não cumprir o que combina simplesmente porque não sabe dizer não quero agora, hoje, neste momento , sempre ou nunca.
Comece a praticar e verá que você logo vai entender isso.  É só prestar atenção.  E uma vez que entrou em contato e entendeu ,  todas as pessoas de seu relacionamento também vão entender.   No início podem até estranhar e até se surpreender mas logo já será um novo hábito adquirido e ocorrerá normalmente.
O primeiro a se surpreender será você que verá cair por terra uma forma de agir que sempre foi incômoda, mesmo que não percebesse , ao buscar constantemente desculpas para justificar o não buscando um sim.
Tudo ficará mais simples , claro, objetivo e direto.

Um comentário:

Élys disse...

Dizer, não é algo que deveria ser treinado por todos, uma vez que faz parte da sinceridade.
Beijos.