Seguidores

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PAGAMOS POR AQUILO QUE FALAMOS

O tema – Pagamos por aquilo que falamos - é amparado pela Bíblia Sagrada e tem por objetivo maior tratar analisar o que ocorre conosco em nossas vidas.

Observamos que o verbo: pagamos, induz ao pensamento que sempre nos é cobrado algo, por aquilo que fazemos ou que fizemos. Existe uma razão para isso, haja vista que, vivemos numa sociedade capitalista, onde se paga por tudo e torna-se até benéfico, pois ao final, não haverá mais dívidas, logo não existirão mais cobranças tampouco punições.

A motivação por este trabalho se deu pelo fato de nós, seres falantes e sociais, estarmos a todo o momento, por meio da fala, construindo ou destruindo algo. Infelizmente observamos mais a destruição do que a edificação, pois utilizamos – em nossa maior parte - o Poder da Palavra, para mentir, roubar e destruir o nosso semelhante, bem como o ambiente em que vivemos.

“Guardai-vos da inútil murmuração, e preservai da maledicência a língua; pois a mais secreta palavra não passará sem efeito, e a boca mentirosa mata a alma” (Sab: 1, 11).

Nosso interesse por este tema é alertar, com a finalidade de posicionar um filtro em nossa fala, e com isso provocar o Silêncio – não a quietude -, mas a fala consciente com o auxílio da Bíblia Sagrada, para promovermos a reflexão, a análise e a auto-ajuda de maneira cristã.

“A morte e a vida estão no poder da língua: os que a amam, comerão dos seus frutos” (Prov: 18, 21).

O alerta desse provérbio é transmitido para nós, desde que o mundo é mundo, ou seja, o Poder Divino – Deus – orienta, educa, e por fim, corrige nossos excessos na fala para que possamos ser dignos de sua morada em Seu reino.

A leitura deste trabalho promoverá a reeducação no nosso modo de trabalhar com a linguagem e encontrarmos um meio cristão de filtrar a nossa fala íntima, coletiva e diária, para que não sejamos julgados e condenados pela atuação dos nossos defeitos psicológicos, os quais têm por único objetivo a autodestruição humana.

A cada capítulo encontraremos instrumentos cristãos para combater os defeitos psicológicos que residem no nosso interior e conquistarmos um coração puro e capaz de nos tornarmos dignos da imagem e semelhança do nosso Criador (Gên: 1, 26). E para isso, devemos observar nossos sentimentos, pensamentos, falas e reações, para que, aos poucos, conhecemo-nos melhor e podemos cada vez mais aperfeiçoar-nos como filhos de Deus.

O trabalho é árduo, mas não tanto quanto ao de Nosso Senhor Jesus Cristo, que quando aqui passou na Terra, sacrificou-se por todos nós, para a remissão dos nossos pecados, ensinando-nos a utilizar a Palavra do Senhor: (Mt: 12, 36-37):
“Ensinou Jesus: Ora eu vos digo que de toda a palavra inútil que os homens proferirem hão de dar contas no dia do juízo; pois pelas tuas palavras serão justificados e pelas tuas palavras serão condenados”.

Nossa pesquisa norteou os diversos livros que compõem a Bíblia Sagrada. Haja vista, que nela contém informações verídicas, que dão suporte básico e necessário para este trabalho de cunho cristão.

As citações bíblicas são identificadas por abreviaturas, que podem ser consultadas, caso dúvida, ao final deste trabalho na parte do Glossário.

Este trabalho apresenta a representação e a força do Silêncio, do Poder da Palavra e suas características com o único objetivo de transformar os defeitos psicológicos que habitam em nós em virtudes, as quais nos tornarão legítimos filhos de Deus.

“Dar-lhe-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor. Ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, pois se converterão a mim de todo o seu coração” (Jer: 24, 7).

Esperamos que cada um de nossos leitores, além de conhecer os nossos instrumentos teóricos, pratiquem, para que possa atingir os objetivos propostos, que é ter um coração puro, um pensamento equilibrado e uma fala consciente.

Com o mesmo ferro e fogo que ferimos, seremos feridos.

3 comentários:

flavia disse...

adorei a msg lila,alias nao sei se amsg ou a bela conclusão fechou kkk.
Diante devemos pensar e repensar antes de falarmos ou tomarmos qualquer atitude que seja kk

Dalila disse...

è melhor, pensar, repensar mesmo... prq o julgamente fere e é muito feio... É necessário perceber que, por exemplo, se eu falo ´mal de alguém com vc, é óbvio que no momento em que vc virar as costas, eu falarem mal de vc tbm para outra pessoa... Muito cuidado com aqueles que nos cercam, muitas vezes são verdadeiras coroas de espinhos, que aguardam um pequeno momento para nos ferir.

Anônimo disse...

Muito providencial sua matéria, hj infelismente a humanidade ffala mais do que ouve, e se estivermos em sintonia com palavras de sentimentos primitivos nos afetara muito,estes sentimentos inferiores por isso Deus nos dotou de dois ouvidos e só uma boca, onvindo mais aprendemos mais e evoluimos interiormente.....
TB TENHO UM BLOG SE DISPERTAR INTERESSE EM SEGUIR O ENDEREÇO É http://leko-evolucaointerior.blogspot.com
meu email leko.0@hotmail.com
abraços fraternos e boa sorte