Seguidores

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A VERDADEIRA CARIDADE


A finalidade de nossa existência na Terra é a de evoluirmos nos dois aspectos: moral, intelectual e espiritual.

Uma das máximas de Jesus é a do amor ao próximo e a forma de alcança-la é através de caridade.

Contudo, é importante que saibamos que não falamos aqui da caridade que muitas vezes entendemos como esmola, como quando um irmão nos solicita auxílio e colocamos a mão no bolso para pegar e lhe dar algumas moedas; ou, ainda, quando alguém bate à nossa porta pedindo um prato de comida e esperamos que todos os vizinhos saiam para ver, para depois servi-lo, fazendo com que os mesmos vejam como somos caridosos. Na verdade, a este tipo de atitude não devemos chamar caridade, mas sim hipocrisia, pois com a nossa boa ação acabamos por humilhar aquele que nos pede.

A verdadeira caridade é aquela que Jesus nos ensinou: “o que a mão direita faz, a esquerda não deve ver.”

Efetivamente, temos muitas formas de exercitar o amor ao próximo, seja proferindo uma palavra de conforto àquele que sofre, ouvindo o desabafo de um irmão que esta passando por dificuldades, dando um sorriso ou um abraço.

Enfim, doar não é só dar o que nos sobra, mas sim darmos um pouco de nós, ou seja, amor, carinho e amizade, com o desejo sincero de tornar nossos irmãos menos infelizes, pois nenhum de nós poderá sentir a felicidade completa, sabendo que existem tantos irmãos ao nosso redor vivendo em sofrimento.

Portanto, irmãos, vamos nos unir a um dos tantos grupos já formados ou formar novos grupos fraternos, para exercitarmos de forma mais ampla a verdadeira caridade.

Lembrando que ninguém é tão pobre que não tenha nada a dar, nem tão rico que não tenha algo a receber.

Nenhum comentário: